06-01-2021 | INSPIRE-SE

O que é Light Steel Frame? Conheça essa tendência tecnológica

Dentre as grandes tendências da engenharia civil está o sistema Light Steel Frame: uma proposta revolucionária para os mais variados tipos de coberturas e estruturas. 

Construção com perfil light steel frame

Dentre as grandes tendências da engenharia civil está o sistema Light Steel Frame: uma proposta revolucionária para os mais variados tipos de coberturas e estruturas. 

O Light Steel Frame consiste em uma estrutura metálica feita com perfis estruturais de aço galvanizado de alta resistência e durabilidade. Pode ser utilizada como estrutura completa de uma construção, bem como estrutura para coberturas.

Dentre as diversas possibilidade de aplicação, destacam-se os telhados em Steel Frame, estrutura que pode ser fabricada sob medida, (conforme projeto), ou adquiridas em barras de 6m sendo necessário o uso de algumas ferramentas (serra de meia esquadria e parafusadeira) para fazer as adaptações. 

A inovação dos telhados em Light Steel Frame

O sistema de cobertura com perfil Light Steel Frame (ISOTELHADO®) é uma das soluções de construção mais modernas e inovadoras utilizadas em todo o mundo. Opção sustentável, eficaz e econômica que permite total versatilidade na criação dos modelos, facilidade no processo de montagem, além de aceitar diversos tipos de telha.  

Vantagens de um projeto em Light Steel Frame

Em verdade, as vantagens de se utilizar o perfil Light Steel Frame em um projeto de construção civil são bem maiores do que as desvantagens. Devido à rapidez da execução, talvez a única desvantagem que podemos considerar é que, geralmente a contratação da mão de obra especializada é paga à vista, o que requer planejamento econômico.

As vantagens, no entanto, são inúmeras. Confira algumas a seguir:

Rapidez: prazo de execução até 1/3 menor do que o convencional. Estrutura 100% parafusada, dispensa acabamentos como (pintura ou verniz). 

Durabilidade: Não empena, não racha e nem apodrece. Livre de proliferação de insetos, fungos e mofo. 

Custo-benefício: devido a popularização do sistema Light Steel Frame, ele consegue se aproximar muito do custo de uma obra convencional. Há casos em que, com a otimização do projeto, essa tendência inovadora chega a custar 5% a menos do que uma obra de alvenaria.

Segurança: posto que as estruturas são pré-fabricadas, o sistema Light Steel Frame corrobora para a redução do uso de ferramentas durante a montagem. Consequentemente, o risco de acidentes também é reduzido. 

Leveza e praticidade: além de reduzir a demanda de mão de obra, transporte, ferramentas e fundações, o sistema Light Steel Frame é extremamente prático, uma vez receptivo a diferentes espécies de telhas, desde a térmica até o concreto.

 

Combinação perfeita entre VIABILIDADE ECONÔMICA E SUSTENTABILIDADE.

Perfis de aço

Light Steel Frame como solução sustentável!

O setor de construção civil é o que mais gera resíduos sólidos nos espaços urbanos, o que acaba fazendo do Light Steel Frame uma grande proposta socioambiental.

Quando pensamos em sustentabilidade na construção civil, intencionamos que todo o processo de construção seja projetado com fins de dirimir os impactos ambientais, viabilizar a economia de recursos e melhorar a qualidade de vida das gerações vindouras.

Posto que o grande protagonista do sistema Light Steel Frame é o aço, a sustentabilidade é garantida, afinal o aço é um material 100% reciclável e as construções em Light Steel Frame reduzem significativamente os resíduos no canteiro de obras se comparado ao sistema de construção convencional.

Sustentabilidade na construção civil

Agora você já sabe o quanto o sistema Light Steel Frame pode ser vantajoso em um projeto de construção civil, trazendo maior praticidade e sustentabilidade para a sua obra. 

Se quer ficar por dentro de conteúdos solucionadores sobre projetos arquitetônicos e sistemas construtivos, acompanhe as nossas publicações semanais aqui no blog! E se gostou do nosso post de hoje, não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais, contribuindo para que mais pessoas tenham acesso a conteúdos úteis e de qualidade.

Nos vemos em breve!

COMENTÁRIOS e DÚVIDAS

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *