10-11-2021 | INSPIRE-SE

Obra limpa e sustentável: aprenda como reduzir o impacto ambiental

Cerca de 122 mil toneladas de entulhos por dia são produzidos no Brasil, estima-se que em torno de 35% dos materiais extraídos anualmente da natureza são utilizados para fins voltados à construção civil. De frente com esse cenário alarmante, o CONAMA criou uma norma que estabelece diretrizes para gestão de resíduos nas obras. No entanto, […]

trabalhadores de obra em serviço numa construção limpa e sustentável

Cerca de 122 mil toneladas de entulhos por dia são produzidos no Brasil, estima-se que em torno de 35% dos materiais extraídos anualmente da natureza são utilizados para fins voltados à construção civil.

De frente com esse cenário alarmante, o CONAMA criou uma norma que estabelece diretrizes para gestão de resíduos nas obras. No entanto, tal medida não foi suficiente.

Assim surge o conceito de obra limpa, tal termo vem sendo estudado nas últimas décadas com a finalidade de tornar as construções mais sustentáveis tanto para o meio ambiente quanto para a própria empreiteira. Acompanhe a leitura, aprenda tudo sobre esse conceito e saiba como aplicar na sua construção!

serra circular sendo usada em obra para serrar madeira

O que o termo obra limpa significa?

O termo obra limpa diz respeito a uma série de conscientização que toda empresa do setor de construção civil precisa exercer. Diariamente o ser humano já produz uma quantidade de lixo exacerbada, ampliando o cenário para as obras gigantescas, essa produção se torna ainda maior.

Todos os dias, milhares de resíduos são produzidos, portanto, a ideia não é apenas dar um fim adequado para esses entulhos e, sim, encontrar novas maneiras de reduzir a produção.

A construção sustentável prioriza otimizar desde os grandes prédios até as casas populares a fim de poupar recursos naturais e promover estratégias ecológicas e inteligentes para os mais variados projetos.

O ramo de construção civil, apesar dos impactos negativos, é um segmento de suma importância para o país, uma vez que esse é um dos nichos que mais geram renda e emprego no Brasil.

Pensar em soluções inteligentes que favoreçam o todo é mesmo uma prática que todo construtor precisa adquirir se quiser ganhar espaço e se consolidar no mercado.

O conceito de construção sustentável em 5 passos

Conheça os 5 principais conceitos básicos da construção moderna e saiba de onde partir ao iniciar um projeto de obra limpa:

1 – Projeto inteligente

engenheira de obra com prancheta checando projeto

Construir uma obra limpa vai além de eliminar os entulhos. O arquiteto e o engenheiro precisam estar bem alinhados quanto à proposta no estudo e planejamento de um projeto.

Um projeto moderno e consciente busca aproveitar as melhores condições do terreno e da natureza à sua volta. Bem como a iluminação solar natural deve ser aproveitada o máximo possível a fim de poupar as lâmpadas.

2 – Poluição reduzida

Para se adequar ao conceito de obra limpa, é preciso reduzir a poluição, uma forma interessante de se fazer isso é trocar os andaimes de madeira comum pelos andaimes de metal reutilizáveis.

Evitar desperdícios de matéria prima e fazer a separação adequada dos materiais restantes também é fundamental. Alguns insumos podem ser reutilizados em outras construções enquanto outros itens podem ser enviados para a reciclagem.

3 – Produção ecológica

Opte sempre por produtos sustentáveis. Use plástico reciclado, madeira de reflorestamento, concreto reaproveitado e outros materiais disponíveis em demolições.

A Engenharia Civil precisa acompanhar as necessidades do século e buscar aumentar a cada dia a sustentabilidade de uma construção, se quiser se consolidar como um segmento sério e de referência no mercado.

4 – Energia sustentável

homem instalando painel solar

Toda a obra precisa ser limpa e sustentável, isso quer dizer que o processo pós construção importa tanto quanto o processo da construção em si.

Projetos ecológicos buscam viabilizar economicamente a manutenção das suas construções, energia fotovoltaica, lâmpadas e eletrodomésticos econômicos são soluções inteligentes para quem busca aderir a essa tendência de construção tão necessária.

5 – Aproveitamento da água

A água é um dos bens fundamentais para a sobrevivência do ser humano, na construção sustentável, as águas da chuva são aproveitadas e estocadas em cisternas, pois elas podem ser utilizadas para tarefas cotidianas básicas como: lavar o chão e regar plantas.

O importante é: sempre que for identificado um tópico de desperdício, ele deve ser erradicado da melhor maneira.

Se comparada à alvenaria tradicional, a obra limpa possui benefícios discrepantes. Elas podem ser entregues com mais agilidade, economia e abrangente qualidade.

Reforma limpa, prática e sustentável: conheça algumas opções

Uma das grandes vantagens competitivas que uma empreiteira pode ter é oferecer aos seus clientes projetos limpos, sem grandes dores de cabeça e bagunça.

Tornar uma construção civil prática e livre de bagunça seria inimaginável, se não fosse o conceito de obra limpa.

Novas formas de construir conquistam espaço no segmento a cada instante, por isso, trouxemos dicas de alguns produtos indispensáveis para uma construção sustentável, consciente e econômica.

Steel Frame

O Steel Frame dispensa a alvenaria! Essas estruturas de aço correspondem a perfis de aço galvanizado, proporcionam à construção civil maior agilidade, sustentabilidade, rapidez e durabilidade.

Drywall

O drywall é uma tecnologia disposta de estruturas de aço e placas de gesso utilizadas em paredes internas e revestimentos. São mais práticos de serem implementados em uma construção e dispensam o uso de concreto e argamassa.

Opte por esse modelo e ofereça obras livres de entulhos com até 30% de redução nos custos.

Piso vinílico

piso vinilico

O piso vinílico confere à obra um lindo acabamento, ele possui uma aplicação ágil e descomplicada e pode ser instalado em todos os cômodos da casa.

Os pisos tradicionais estão se tornando obsoletos e cada vez mais essas opções sustentáveis vem sendo aderidas.

Fotovoltaicos

Componentes fotovoltaicos precisam ser inseridos em projetos novos. Seja em residenciais ou grandes empresas, utilizar esse equipamento auxilia na redução discrepante dos gastos com energia e ainda contribui ativamente com o meio ambiente. A montagem é muito simplificada, seguindo os parâmetros de uma obra limpa.

Criamos este conteúdo para que você pudesse compreender a importância de aderir às práticas de obra limpa e sustentável. Preocupar-se e exercer sustentabilidade é mais que um diferencial, é uma necessidade, sobretudo no segmento da Construção Civil.

Invista em treinamentos para todos da empreitada com temas voltados para a conscientização ambiental ao longo da construção.

Pensar em melhorias e criação de projetos limpos e sustentáveis é também investir no bem estar do cliente, uma vez que, reduzindo o impacto na natureza, ampliamos a qualidade de vida de toda a sociedade.

Fique por dentro de conteúdos dotados de soluções inteligentes para projetos arquitetônicos e sistemas construtivos aqui no nosso blog. Compartilhe esse post nas suas redes sociais com a sua equipe, a cada semana, conteúdos que ajudam as empreiteiras a conquistarem o topo! Até breve!

COMENTÁRIOS e DÚVIDAS

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *